A fundição em shell molding é um processo de moldagem de metais para a fabricação de peças empregadas por diversos setores da indústria. Também se conhece como moldagem em casca.
Pode ser usada para confeccionar peças em metais ferrosos ou não ferrosos – como o alumínio, o bronze, o latão e o zinco. Nesse método de fundição, uma mistura de areia aglomerada com resina sintética a altas temperaturas é utilizada. Dessa forma, são criados os moldes que apresentam um formato de finas cascas, vindo daí o seu nome.
Derrama-se o metal fundido na cavidade do molde, ponto em que o molde vaporiza para criar uma casca dura. Apesar de dar impressão de que é um sistema complexo, shell molding é um processo relativamente simples que consiste em algumas etapas.
Fundição shell molding passo a passo.
As peças fabricadas no método de fundição em shell molding têm excelente acabamento, produzindo peças de alta qualidade e também com alta resistência e excelente durabilidade.
Criação do Padrão - O primeiro passo é criar o padrão. Os padrões usados neste processo de moldagem consistem, via de regra, em duas peças de metal, como ferro ou aço, em uma fôrma personalizada de acordo com o esperado para a fundição acabada.
Criação do Molde - Depois de se ter criado o padrão, faz-se um molde. Neste passo, ambas as peças do padrão são aquecidas e, então, tratadas com um lubrificante. Em seguida, as peças do padrão são inseridas em um grande recipiente, denominado caixa de despejo, que contém a areia coberta de resina. Colocadas na caixa de despejo, as próprias peças do padrão ficarão cobertas pela areia.
Montagem de peças padrão - Na sequência, montam-se as peças do molde. Durante esta etapa, as peças superior e inferior do padrão são unidas. Dependendo do modelo do padrão, pode haver um mecanismo de travamento que mantém as duas peças juntas. Isso feito, eles são, então, inseridos em um frasco. Ali, eles serão expostos ao metal fundido, que é o próximo passo após a montagem das peças do padrão.
Exposição ao Metal Fundido - Passando adiante no processo de shell molding, derrama-se o metal fundido na cavidade do molde. Já dito anteriormente, diferentes tipos de metais e ligas podem ser usados neste processo de moldagem, incluindo aço e ferro. De toda forma, o metal ou liga é aquecido até atingir o estado líquido. Em seguida, o metal fundido é derramado na cavidade do molde para formar uma casca endurecida.
Resfriamento - O metal fundido deve esfriar antes de criar uma casca endurecida e, assim, alcançar o estado de fundição. As peças do padrão são normalmente deixadas esfriar à temperatura ambiente. À medida que as peças do padrão esfriam, o metal derretido endurece para criar uma casca.
Ejeção do molde - A etapa final do processo de fundição do molde de concha é ejetar a peça fundida da cavidade do molde. Como esse processo de fundição usa um padrão de duas peças, os produtos fundidos são facilmente ejetados pela “abertura” do padrão. As partes do padrão superior e inferior são separadas uma da outra. Assim, o molde que acabou de ser criado pode ser ejetado com segurança.
Procurando peças em alumínio fundido, desenvolvidas sob medida para os seus projetos?
Entre em contato conosco, e solicite um orçamento.